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domingo, 5 de fevereiro de 2012

Danças

        Alagoas é o estado brasileiro que possui a maior diversificação em folguedos. Possuímos quatorze folguedos natalinos, dois folguedos de festas religiosas, quatro folguedos carnavalescos, quatro folguedos carnavalescos com estrutura simples, dois torés e três danças, totalizando vinte e nove folguedos e danças alagoanas.
         O que diferencia o folguedo da dança "é o sentido de representação, ausente na dança e presente nos folguedos", segundo o folclorista Roberto Câmara Benjamim.Conheça aqui alguns dos nossos principais folguedos e danças.


Coco Alagoano: Dança típica de Alagoas, de origem africana, que se espalhou por todo o Nordeste recebendo nomes e formas de coreografias diferentes. A dança é cantada e acompanhada pela batida dos pés ou pela vibração do patear dos cavalos. O mestre ou o tocador de coco entoa as cantigas cujo refrão é respondido pelos cantadores.


Bumba Meu Boi:  Auto popular de temática pastoril que tem na figura do boi o personagem principal. Aparece em todo o Brasil com nomes parecidos. Em Alagoas a apresentação do bumba é semelhante a um teatro de revistas, com desfiles de bichos ao som de cantigas entoadas por cantadores do conjunto musical que faz o acompanhamento.



 
Guerreiro das Alagoas:  Auto dos Guerreiros ou Guerreiro é um folguedo natalino de caráter dramático profano-religioso, que se comemora entre o período de 24 de dezembro a 06 de janeiro, anunciando de porta em porta a chegada do Messias e homenageando aos três Reis Magos.
Antigamente formado entre 50 e 64 figurantes, hoje varia entre 25 e 35, o Guerreiro é um grupo de dançadores e cantadores, surgido entre 1927 e 1929, pelo sincretismo do reisado alagoano junto ao desaparecido Cabocolinho, e ainda com subsídios temáticos das Cheganças, Pastoris e o Bumba-meu-boi. Comportando também o maior número de figurantes e episódios, tendo mais riqueza em seus trajes e na música, muitos estudiosos do Folclore, costumam dizer se tratar de um "Reisado Moderno", podendo ele, o Guerreio substituir ambos, Cabocolinho e Reisado, tornando-se assim, um único folguedo.











  Pastoril: É o mais conhecido e difundido folguedo de Alagoas. É uma fragmentação do presépio, sem os textos declamados e sem diálogos, constituídos apenas por jornadas soltas, canções e danças religiosas ou profanas de épocas e estilos variados.
Como os presépios, origina se de autos portugueses antigos, guardando a estrutura dos Noéis de Provença(França)


 

Folguedos Natalinos:  Ao apagar das fogueiras juninas, inicia-se o período de ensaios paraos vários folguedos natalinos. Em diversas regiões do Estado de Alagoas,aos sábados e domingos, reúnem-se mestres, tocadores, ensaiadores ebrincantes para os ensaios desses grupos, geralmente realizados ao ladode bodegas, onde o proprietário consegue recursos para o traje dabrincadeira.



Folguedos Carrnavalescos: Com o encerramento dos festejos natalinos, em 6 de janeiro, nas diversas cidades interioranas, principalmente na zona norte do Estado, encontramos as mais diversas manifestações de festejos carnavalescos, como seja: cambindas, samba-de-matuto, maracatu, caboclinhas, etc. Essas manifestações são resíduos de importantes folguedos natalinos alagoanos, em alguns casos, havendo transposição direta, como é o boi-de-carnaval, erroneamente chamado bumba-meu-boi, que foi extraído diretamente dos entremeios dos guerreiros e reisados. Folguedos carnavalescos foram amplamente estudados pelo folclorista José Maria Tenório Rocha. Os Folguedos Carnavalescos são:

       A Cobra Jararaca 
       Boi de Carnaval 
       Caboclinhas 
       Cambindas 
       Gigantões (Bonecas) 
       Negras da Costa 
       Samba-de-Matuto 
       Ursos de Carnaval


 
Rodas de Adultos:  As Rodas de Adultos de Alagoas correspondem as Cirandas de outros estados brasileiros. Surgem intercalados as danças de Coco ou Pagode e servem para animar ou descansar os dançadores de Coco. No século XIX assinalou-se em Alagoas várias danças de rodas de adultos, entre as quais: Ciranda, Margarida, Caranguejo,...
As Rodas de Adultos em Alagoas são originarias de danças rurais portuguesas e européias.
Personagens- Mestres ou tirados de cantigas e tocadores.
Vestimenta- Roupa comum


Dança de São Gonçalo: Dança ritual religiosa destinada especialmente a pagar promessas. São  Gonçalo foi um padre português que, tentando acabar com a devassidão e os maus costumes de sua gente, encontrou um meio eficaz de catequizar os pecadores: aprendeu a tocar viola e começou  a dançar e tocar entre as prostitutas. Depois que elas estavam exaustas de danças, ele pregava os princípios da doutrina cristã e elas recebiam de bom grado os ensinamentos. Para se mortificar, o padre colocava pregos nos sapatos para ferir os pés, fazendo deste modo, auto-suplício.

Reisado:  É um folguedo popular profano religioso, músicos, cantores e dançarinos, que vão de porta em porta, no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, anunciar a chegada do Messias, homenagear os três reis magos e fazer louvações aos donos das casas onde dançam. Sua principal característica é a farsa do boi, que constitui um dos entremeios, onde ele dança, brinca, é morto e ressuscitado. Portanto no sentido escrito, são reisado em Alagoas, além do próprio Reisado, o Bumba- Meu-Boi e o Guerreiro.




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