Destaques

Clique e Veja os acontecimentos da semana!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Pontos Turísticos




Praia Cruz da Almas: Localizada num antigo cemiterio indigena carregada de misterios.Possui ondas fortes sendo uma maravilha para os surfistas durante o dia e durante noite se transforma a num esplendido cenário para casais namorar.




praia do sobral: É uma das mais belas praias antes de chegar ao centro de Maceió.O mar da praia do sobral é mais bravo sendo ótimo para a prática de surf.Possui areia branca e fina ideal para futebol de areia.Há varias outras praiasem Maceió como:Praia da Avenida,Praia Jacarecica,praia da Garça Torta entre outras.


Praia da Ponta Verde: É uma das praias mais freqüentadas da cidade, que abrigou o mais famoso símbolo da cidade, “Gogó da Ema”. Possui águas claras e transparentes com arrecifes que formam piscinas naturais que na maré baixa se consegue ver os banhistas principalmente próximos ao farol. É uma praia super badalada com barracas com músicas ao vivo, bares, restaurantes, hotéis entre outros.


Praia de Pajuçara: é uma das mais bonitas de Maceió. Possui um mar de águas tranqüilas e uma ótima estrutura de bares, edifícios residenciais, hotéis e restaurantes.
Pajuçara é famosa em todo Brasil por suas piscinas naturais localizadas 2km mar adentro. Na maré baixa é possível se banhar em águas cristalinas na altura da cintura, tendo à frente uma vista fantástica de Maceió. Nela também está localizada a “feirinha”, principal ponto de artesanato da cidade.




Museu de Arte Pierre Chalita: Foi oficialmente criado em 19 de maio de 1980, pelo pintor e colecionador Pierre Chalita, com o objetivo de preservar e expor ao público seu acervo. É administrado pela Fundação Pierre Chalita, junto com o Museu de Arte Brasileira, também ubicado em Maceió.

          O museu está instalado em um antigo casarão de 800 metros quadrados de área construída, localizado na praça Floriano Peixoto, no centro da capital alagoana, que também serve de sede à fundação. É parte integrante do "conjunto arquitetônico dos Martírios", tombado pelo patrimônio estadual de Alagoas desde março de 2000, onde se encontram ainda o Museu Palácio Floriano Peixoto e a antiga Intendência Municipal (Palácio das Águias).

          Além do acervo permanente, o museu mantém exposições de curta duração. Realiza atividades de empréstimo do acervo, tendo celebrado convênios de comodato com o Palácio da Alvorada, com aFIESP e com a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Possui biblioteca especializada em arte e arquitetura, mantém aulas guiadas para estudantes da rede pública, palestras e cursos.

Em setembro de 2006, quatro homens armados invadiram a sede da fundação e roubaram obras de arte, jóias e 3000 reais em dinheiro. Outras peças foram danificadas na fuga dos invasores. As obras não foram recuperadas.




Museu Théo Brandão de Antropologia: É um museu brasileiro localizado na Avenida da Paz 1490, em Maceió, Alagoas.

          O museu foi criado no dia 20 de agosto de 1975 e instalado provisoriamente na casa nº 3 do Campus Tamandaré, no Pontal da Barra. Recebeu o nome de Théo Brandão em razão de ter sido criada para abrigar a coleção de arte popular que o professor e folclorista Théo Brandão doou à Universidade Federal de Alagoas.

          Em 1977, por ocasião da V Festa do Folclore Brasileiro, realizada em Maceió, a coleção do museu foi transferida para sua sede própria, em um prédio de arquitetura eclética, situado na Avenida da Paz, no centro de Maceió.

Possui fitas com gravações de músicas regionais, cantoria de viola, emboladas, folguedos, discos sobre o mesmo tema bem como slides e fotografias. Possui também um fichário com informações sobre cultura popular. Além disso, tem uma sessão com filmes super 8mm e 16mm sobre diversas manifestações folclóricas de Alagoas.

          Ele possui também diversas salas com produções feitas por artistas alagoanos, como: quadros, esculturas em ceramica e troncos de arvores regionais; exposição de artesanato local e criações que fazem parte das festas populares de Alagoas.



Museu da Imagem e Som: O museu foi fundado em 1891, tendo como sede um lindo edifício histórico, construído em 1869.Seu impressionante acervo dedica-se contar grandes parte da história da cidade por meio  de fotográfias, fitas cassetes e de vídeo, discos e outras mídias, além  de vários rádios e máquinas fotográficas.





Catedral Metropolitana: Também chamada pelo nome da padroeira de Maceió: Nossa senhora dos prazeres, a pedra fundamental foi lançada em 1821.O altar-mor foi fabricado em cedro, possui dois altares laterias, de São Sebastião e de São Miguel, além de bela obra do santíssimo sacramento.Foi planejada pelo arquiteto francês Augusto Montigny, inaugurada em 1859 com presença de D. Pedro  II  i sua esposa,Teresa Cristina.A igreja tornou-se catedral metropolitana em 1900 por decisão do papa Leão XIII.



Igreja de Nossa Senhora do Livramento: Com arquitetura neoclássica, a Igreja de Nossa Senhora do Livramento guarda em seu interior uma bela pintura de Imaculada Conceição. Do lado de fora, as atrações são as doceiras, com tabuleiros repletos de pés-de-moleque, broas de milho e bolos de macaxeira.





0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger